top of page

Sobre o LIVRO
"Descobrindo o Mundo do Islã"

Sobre o Livro DMI
Clique no Livro e leia o Cap. 1

Investigue o Islã por meio deste livro e treinamento que é totalmente positivo e cheio de esperança em suas 640 páginas. Descobrindo o Mundo do Islã (Titulo Original: Encountering the World of Islam) explora o mundo muçulmano e o plano de Deus para os muçulmanos. Leia uma coleção de escritos sobre a vida de Mohammad, a história da civilização islâmica, as crenças islâmicas, os muçulmanos hoje e a vida cotidiana dos muçulmanos do Marrocos à Indonésia. Obtenha informações sobre diversas culturas e visões do mundo muçulmano, bem como o alcance dos muçulmanos, nossa resposta ao Islã e oração pelo mundo muçulmano.

Nele contém escritos de mais de 80 praticantes diferentes que irão apresentá-lo ao mundo multifacetado do Islã. Este livro é usado como livro-texto para o curso Descobrindo o Mundo do Islã e ele é de uso obrigatório para todos os inscritos, cujo valor está incluso na inscrição. Você o receberá em seu endereço após se matricular como aluno, basta preencher corretamente o formulário de endereço.

O DMI foi projetado não somente para desenvolver nossa melhor interpretação e nosso respeito pelo ponto de vista...
Descubra o coração de Deus para os muçulmanos

1

Por que aprender sobre os muçulmanos?

"Fiz o EWI porque não gostava de muçulmanos. No final do treinamento, Deus me deu um amor tão grande por eles que não consigo me imaginar fazendo outra coisa senão trabalhar com muçulmanos." - Aluno da primavera de 2016.
O Islã é considerado por alguns como o maior desafio para os cristãos hoje. Infelizmente, os cristãos raramente alcançam os muçulmanos. Alguns acham que os muçulmanos são difíceis de serem alcançados com o evangelho. Outros simplesmente não sabem como compartilhar com seus vizinhos muçulmanos. DMI pode te ajudar a quebrar essas barreiras.
A amizade com os muçulmanos é a chave para a compreensão dos muçulmanos sobre o evangelho e para nossa compreensão do mundo hoje. Os muçulmanos são hospitaleiros e têm uma cultura e uma história ricas e diversificadas. Além disso, os muçulmanos têm muitas necessidades que devem nos obrigar, como cristãos, a responder com COMPAIXÃO. Expressar respeitosamente nossa fé em Jesus Cristo pode ser uma parte natural de nossa amizade com os muçulmanos. Os muçulmanos reverenciam Jesus, e mais muçulmanos se tornaram seus seguidores nos últimos 30 anos do que nos 1.250 anos anteriores.
Mas em seus corações eles reverenciem a Cristo como Senhor? Esteja sempre preparado para dar uma resposta a todo aquele que lhe pedir uma razão para a esperança que você tem. Mas aprenda a fazer isso com mansidão e respeito. (1 Pedro 3:15)


A mensagem deste curso é esperançosa e gentil por causa de nossa crença em Jesus Cristo e seu modelo de ministério para com os outros.

2

Equívocos sobre os muçulmanos

1. Os muçulmanos vivem no Oriente Médio.
2. Os muçulmanos são árabes.
3. Os muçulmanos não acreditam em Jesus e não estão interessados nele.
4. Os muçulmanos adoram a lua e um deus-lua.
5. Os muçulmanos apóiam a violência e o terrorismo.
6. Os muçulmanos estão engajados na Jihad (guerra) contra nós.
7. Todos os muçulmanos são iguais e todos os muçulmanos são sunitas ou xiitas.
8. O Islã oprime as mulheres.
9. Os muçulmanos são ignorantes e não valorizam a educação.
10. Os muçulmanos dão pouco valor às mulheres, à vida familiar e aos filhos.
11. Os muçulmanos são arcaicos com pouco valor para a cultura e as artes.
12. Muhammad foi o fundador do Islã e os muçulmanos o adoram.
13. Os muçulmanos estão mentindo sobre o Islã ser pacífico.
14. Nunca ouvimos os muçulmanos falarem contra o terrorismo.
15. O Islã está crescendo mais rápido do que qualquer outra religião.


1. Os muçulmanos vivem no Oriente Médio.
A maioria dos muçulmanos (um bilhão) vive na Ásia, predominantemente no sul e sudeste da Ásia. Mais de 300 milhões de muçulmanos também vivem na África Subsaariana.
As quatro maiores populações muçulmanas estão na Indonésia, Paquistão, Índia e Bangladesh, cada uma com mais de 100 milhões de muçulmanos.
O Oriente Médio é um termo vago e muitas vezes negativo que não reflete com precisão onde os muçulmanos vivem.
A maioria das pessoas que vivem no norte da África, na península arábica e no sudoeste da Ásia são muçulmanas, mas constituem apenas cerca de 20% de todos os muçulmanos.
Mapa da população muçulmana em todo o mundo

2. Os muçulmanos são árabes.
Um árabe é uma pessoa que fala árabe como sua língua nativa, e apenas vinte por cento dos muçulmanos se enquadram nessa categoria. Milhões de árabes são cristãos! Existem cerca de 300 milhões de falantes de árabe no mundo hoje. O árabe é a língua majoritária de vinte e três nações. Turcos, iranianos, indonésios, paquistaneses e outros muçulmanos podem se sentir magoados se você assumir que eles são árabes.

3. Os muçulmanos não acreditam em Jesus e não estão interessados nele.
Os muçulmanos respeitam muito Jesus como profeta de Deus e valorizam seus ensinamentos. Os muçulmanos costumam dar a seus filhos o nome de Jesus, a quem chamam de Isa, embora não entendam Jesus como o filho de Deus ou entendam que ele morreu na cruz pelos pecados da humanidade. O Alcorão, no entanto, menciona Jesus 93 vezes, ensinando que ele realizou milagres, nasceu de uma virgem e voltará novamente como o Messias. Os muçulmanos podem perguntar: “Por que os cristãos não seguem os ensinamentos de Jesus?”

4. Os muçulmanos adoram a lua e um deus-lua.
Existem alguns grupos cristãos que ensinam que Alá é um ídolo para o deus da lua. Outros confundem a palavra árabe Alá com o significado de “deus da lua” porque o Islã usa o símbolo da lua crescente. Esta é uma acusação muito ofensiva para os muçulmanos. Alá é a palavra árabe para Deus e é muito semelhante à palavra hebraica El e à palavra aramaica Elah. A crença mais fundamental no Islã é adorar o único Deus verdadeiro. Cristãos e judeus de língua árabe também usam a palavra árabe Alá para Deus, assim como todas as traduções árabes da Bíblia. Não há outra palavra em árabe para Deus. Os muçulmanos não adoram a lua. O uso da lua crescente como símbolo do Islã vem da prática muçulmana de seguir um calendário lunar.

5. Os muçulmanos apoiam a violência e o terrorismo.
A grande maioria dos muçulmanos são pessoas moderadas e piedosas que sofrem mais com o terrorismo e a violência do que os não-muçulmanos. Noventa e três por cento dos muçulmanos não apóiam visões extremistas do terrorismo.

A Gallup, Inc. conduziu uma pesquisa reveladora sobre as visões moderadas versus extremistas no mundo muçulmano.

6. Os muçulmanos estão engajados na Jihad (guerra) contra nós.

6. Os muçulmanos estão engajados na Jihad (guerra) contra nós.

O significado da palavra árabe jihad é luta. Geralmente significa uma luta da alma contra o ego e os desejos pecaminosos. Os muçulmanos se referem a essa luta interior como a jihad maior. Os muçulmanos também têm campanhas sociais para acabar com a pobreza e a fome, que também chamam de jihad.

7. Todos os muçulmanos são iguais e todos os muçulmanos são sunitas ou xiitas.
Como o cristianismo, existem muitas seitas do Islã. Os dois ramos principais são os sunitas e os xiitas, mas existem milhares de subgrupos, cada um com diferentes doutrinas, sua própria teologia e diferentes escolas islâmicas de pensamento e lei.

8. O Islã oprime as mulheres.
A maior parte da opressão das mulheres pelo Islã e pelos muçulmanos que é altamente divulgada geralmente se deve aos costumes e tradições locais. As mulheres muçulmanas foram presidentes e primeiras-ministras. A violência contra as mulheres e forçá-las contra sua vontade não é permitida pelo Islã. Cuidar de viúvas, órfãos e pobres é um dos ensinamentos mais fortes do Islã. Infelizmente, muitas mulheres são oprimidas. No entanto, esta é uma questão global e não apenas a opressão islâmica. A prevalência de abuso de mulheres não é maior entre os muçulmanos do que entre os não-muçulmanos.

9. Os muçulmanos são ignorantes e não valorizam a educação.
Os muçulmanos valorizam muito a educação. Muitos muçulmanos são altamente educados com mestrado e doutorado. Muitos muçulmanos falam vários idiomas. Até a era industrial, as universidades islâmicas eram líderes mundiais em matemática, medicina, ciências, direito, arquitetura e muitos outros campos de estudo. O método científico tem sua base no avanço muçulmano da ciência. Os muçulmanos citam o Alcorão como incentivo para buscar conhecimento do mundo ao seu redor. Muitos muçulmanos vêm e estudam em nossas universidades, mas hoje a maioria dos muçulmanos é pobre e carece de oportunidades educacionais.

10. Os muçulmanos dão pouco valor às mulheres, à vida familiar e aos filhos.
A comunidade muçulmana em todo o mundo valoriza muito a vida familiar. Gerações de uma família vivem juntas, muitas vezes na mesma casa. Os familiares idosos são atendidos neste ambiente; isso é visto como uma honra, não um fardo. Seria vergonhoso colocá-los em asilos ou casas de repouso. As crianças estão incluídas em todas as áreas da vida e geralmente são o centro de todas as reuniões familiares.

11. Os muçulmanos são arcaicos com pouco valor para a cultura e as artes.
Enquanto a Europa ainda estava na Idade das Trevas, as sociedades muçulmanas faziam avanços na medicina, matemática, física, astronomia, geografia, arquitetura, arte e literatura. Na verdade, o renascimento aconteceu como resultado dos antigos e novos conhecimentos readquiridos nas universidades muçulmanas.

12. Muhammad foi o fundador do Islã e os muçulmanos o adoram.
Os muçulmanos acreditam que Muhammad foi o último profeta de Deus e comunicou a revelação final de Deus. Os muçulmanos consideram Adão o primeiro muçulmano. Muhammad é visto como o melhor exemplo de como ser um bom muçulmano. Ele é tido em grande estima, mas não deve ser adorado. A adoração é reservada somente a Deus, e é estritamente proibido adorar qualquer pessoa ou qualquer outra coisa. Os muçulmanos podem celebrar o aniversário de Maomé da mesma forma que celebramos o Dia de Martin Luther King ou o Dia de Colombo.

13. Os muçulmanos estão mentindo sobre o Islã ser pacífico.
A maioria dos muçulmanos são pessoas moderadas, piedosas e não violentas que estão tentando honrar a Deus em suas vidas. Estudiosos muçulmanos que estudam o Alcorão explicam o Islã como uma religião de paz, e a maioria dos muçulmanos também vê o Islã como uma religião de paz, preferindo deixar os outros viverem como quiserem. A mídia sensacionalizou as opiniões de uma pequena porcentagem de extremistas violentos como o entendimento legítimo do Islã como uma comunidade que busca a dominação global pela força.

14. Nunca ouvimos os muçulmanos falarem contra o terrorismo.
Essa mentira é repetida com frequência na mídia e, infelizmente, também pelos líderes cristãos. Os principais grupos e estudiosos muçulmanos denunciam constantemente as visões extremistas de muçulmanos violentos, enquanto ensinam contra e refutam os ensinamentos radicais. Google “muçulmanos contra o terrorismo” e você verá isso.

15. O Islã está crescendo mais rápido do que qualquer outra religião.
Não é verdade. O Cristianismo sim, está!

3

Perguntas que os muçulmanos fazem

1. Como nação cristã, por que os Estados Unidos exportam tanta pornografia?
2. Como os cristãos mostram reverência a Deus? Por que os cultos da igreja parecem shows de rock? Os cristãos bebem vinho em um local de culto?
3. Por que os cristãos se alinham com Israel em vez dos países muçulmanos quando o Islã louva a Jesus e a fé judaica não?
4. Por que os cristãos odeiam os muçulmanos? O ensino de Jesus não era sobre dar a outra face?
5. Por que as mulheres cristãs se vestem de forma tão provocante?
6. Os cristãos jejuam?
7. Por que tantos cristãos americanos se definem primeiro como americanos e depois como cristãos?
8. Por que os cristãos usam o nome de Deus tão casualmente?
9. Por que os cristãos culpam os muçulmanos e o Islã pelos ataques terroristas?
10. Por que os cristãos pensam que todos os muçulmanos são terroristas?
11. Por que os cristãos acreditam em três deuses?
12. Por que os cristãos não acham que os muçulmanos levam a fé a sério ou amam e desejam servir a Deus?
13. Por que os cristãos pensam que as mulheres muçulmanas que cobrem seus cabelos são forçadas a fazê-lo e oprimidas?
14. Por que os cristãos acreditam na Bíblia, mas não no Alcorão?
15. Por que os cristãos desrespeitam a Bíblia, seu livro sagrado?
16. Por que os cristãos insultam Muhammad?
17. Por que os cristãos não acham que adoramos a Deus?
18. Por que os cristãos permitem pinturas religiosas e imagens de Deus? Isso não é idolatria?
19. Por que os cristãos toleram o aborto e a homossexualidade?
20. Posso, como muçulmano, me casar com um cristão?


1. Como nação cristã, por que os Estados Unidos exportam tanta pornografia?
Os muçulmanos freqüentemente perguntam isso porque a pornografia é estritamente proibida no Islã. E muito do que os Estados Unidos exportam (programas de TV, filmes, livros, revistas, moda, álcool) é ofensivo para muitos muçulmanos.

2. Como os cristãos mostram reverência a Deus? Por que os serviços da Igreja parecem shows de rock? Os cristãos bebem vinho em um local de culto?
  Os muçulmanos tiram os sapatos, lavam-se para se purificar antes de rezar, estabelecem orações e posições. Eles realizam esses rituais em honra a Deus. A sala de oração em uma mesquita é um lugar de silêncio e reverência. O álcool também é proibido pelos muçulmanos conservadores. Quando os muçulmanos observam nossas práticas religiosas, muitas vezes sentem que falta reverência a Deus.

3. Por que os cristãos se alinham com Israel em vez dos países muçulmanos quando o Islã louva Jesus e a fé judaica não?
Os muçulmanos estão confusos com o apoio dos cristãos a Israel, já que a fé judaica não honra ou valoriza Jesus e seus ensinamentos. Os muçulmanos o têm em alta consideração e o consideram um dos maiores mensageiros de Deus para a humanidade.

4. Por que os cristãos odeiam os muçulmanos? O ensino de Jesus não era sobre dar a outra face?
Os muçulmanos lembram que os cristãos foram violentos com os muçulmanos: as cruzadas, o colonialismo, as guerras atuais no Iraque ou no Afeganistão, bem como o apoio financeiro e militar dos Estados Unidos a Israel. Os muçulmanos tendem a ver a América como um país cristão, então, quando eles veem a América sendo violenta, podem atribuir a violência à religião do cristianismo.

5. Por que as mulheres cristãs se vestem de forma tão provocante?
Muitas mulheres muçulmanas se vestem de maneira conservadora (inclusive cobrindo o cabelo) para honrar a Deus e suas famílias, bem como para proteger sua virtude. Os muçulmanos ficam perplexos com os cristãos que não ensinam a modéstia e protegem a honra das mulheres.

6. Os cristãos jejuam?
Os muçulmanos jejuam abertamente, externamente, como uma comunidade de fé. Durante o mês do Ramadã, comunidades inteiras jejuam juntas do nascer ao pôr do sol e depois quebram o jejum juntas em uma refeição noturna chamada iftar. Esta é uma das cinco práticas mais importantes (ou pilares da fé) no Islã. Nossos amigos muçulmanos geralmente não veem jejum ou muita comunidade nos cristãos.

7. Por que tantos cristãos americanos se definem primeiro como americanos e depois como cristãos?
Os muçulmanos perguntam isso porque se identificariam primeiro como muçulmanos (aquele que se submete a Deus; um seguidor do Islã) e apenas em segundo lugar por sua nacionalidade. Os muçulmanos veem sua fé muçulmana e a comunidade muçulmana como o que os define, e não como sua nacionalidade.

8. Por que os cristãos usam o nome de Deus tão casualmente?
Os muçulmanos acham vergonhoso usar o nome de Deus de forma desrespeitosa. Os muçulmanos podem não ver os cristãos reverenciando a Deus em como falamos casualmente sobre ter um relacionamento com Deus.

9. Por que os cristãos culpam os muçulmanos e o Islã pelos ataques terroristas?
A maioria dos muçulmanos é um povo pacífico, piedoso e moderado. Os muçulmanos sofrem mais nas mãos do terrorismo do que todos os outros. Esta é uma pergunta frequentemente feita por muçulmanos que veem os terroristas como algo contrário à sua fé.

10. Por que os cristãos pensam que todos os muçulmanos são terroristas?
Este equívoco é parcialmente devido aos muçulmanos estereotipados pela mídia. A porcentagem de muçulmanos extremistas é muito baixa, mas a mídia pode dar a impressão de que o terrorismo é apoiado pela maioria dos muçulmanos. Os muçulmanos podem se sentir mal representados e incompreendidos por esses e outros estereótipos.

11. Por que os cristãos acreditam em três deuses?
Os muçulmanos acreditam na “unidade” de Deus. Durante as orações muçulmanas e em seu credo, os muçulmanos declaram que não há Deus senão Deus. Muitos muçulmanos pensam que a Trindade significa que os cristãos adoram três deuses:

    Deus, que teve relações sexuais com Maria e gerou seu filho Jesus!?

12. Por que os cristãos não acham que os muçulmanos levam a fé a sério ou amam e desejam servir a Deus?
A maioria dos muçulmanos leva sua fé a sério e trabalha para honrar a Deus com suas vidas. Os muçulmanos podem sentir que os cristãos zombam e menosprezam sua fé e sua devoção a Deus.

13. Por que os cristãos pensam que as mulheres muçulmanas que cobrem seus cabelos são forçadas a fazê-lo e oprimidas?
As mulheres muçulmanas se cobrem por vários motivos, mas principalmente para honrar a Deus. Eles acreditam que é um compromisso religioso viver de maneira modesta e digna. Muitas mulheres muçulmanas se sentem fortalecidas ao se cobrirem e serão vistas por suas realizações, e não como símbolos sexuais.

14. Por que os cristãos acreditam na Bíblia, mas não no Alcorão?
Os muçulmanos acreditam na Torá, nos Salmos de Davi e nos Evangelhos (embora acreditem que esses livros foram corrompidos). Eles também acreditam que o Alcorão (Livro Sagrado do Islã) é a revelação final de Deus.

15. Por que você desrespeita a Bíblia, seu livro sagrado?
Os muçulmanos são muito cuidadosos, reverentes e respeitosos ao lidar com o Alcorão. Você não pode colocá-lo no chão, escrever nele ou manuseá-lo rudemente. Muitos muçulmanos veem como os cristãos tratam a Bíblia casualmente e questionam seu respeito por ela.

16. Por que os cristãos insultam Muhammad?
Muhammad é tido em alta estima. Os muçulmanos acreditam que ele comunicou a revelação final de Deus. Eles sofrem quando ouvem os cristãos caracterizarem Muhammad como um enganador perverso, abusador de mulheres e um senhor da guerra sedento de sangue. Eles veem Muhammad como um protetor de mulheres, órfãos e pobres e um exemplo confiável a ser seguido.

17. Por que os cristãos não acham que adoramos a Deus?
Alá é a palavra árabe para Deus, e os cristãos de língua árabe sempre usaram essa palavra. Alá também é a palavra usada para Javé nas Bíblias árabes. Não há outra palavra na língua árabe para Deus. Os muçulmanos acreditam que adoram o mesmo Deus que judeus e cristãos.

18. Por que os cristãos permitem pinturas religiosas e imagens de Deus? Isso não é idolatria?
Os muçulmanos acreditam que Deus é como nada que ele criou. Portanto, é proibido fazer uma imagem ou semelhança de Deus, pois isso pode levar à adoração dessas representações como ídolos.

19. Por que os cristãos toleram o aborto e a homossexualidade?
Os muçulmanos podem perguntar por que os cristãos tolerariam seu governo legalizando o aborto ou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Os muçulmanos acham que ambos devem ser proibidos por aqueles que seguem a Deus.

20. Posso, como muçulmano, me casar com um cristão?
Muitos muçulmanos pedem isso para verificar suas percepções de nossas atitudes em relação aos muçulmanos. ou seja, dizemos que somos amigos deles, mas os aceitaríamos como parentes? Eles também podem estar interessados em saber o que pensamos sobre casar por amor e não de acordo com as expectativas de nossos religiosos.

bottom of page